Esta é a nossa História
O SITEMA é criado em 17 de Dezembro de 1977
O SITEMA nasce em resposta à necessidade dos profissionais de manutenção de aeronaves e do próprio sector. Santos, Cruz, Soares, Bento, Pratas, Paulo, Quintas, Faria, Ruivo, Rodrigues, Prelhaz, Semião Miranda, J. Rodrigues, Paulino, Revés, Vassalo, Rinhonha, Pires, Cordeiro, Pêgo, são os nomes dos pioneiros que integraram a Comissão Dinamizadora do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves e que colocaram de pé e ao serviço dos TMA's o SITEMA. Neste arranque, o SITEMA era composto exclusivamente por técnicos ao serviço da TAP e da SAPEC.
Durante o Ano de 1978 sucedem-se os desafios e as primeiras provas de fogo, durante as quais foi possível demonstrar a unidade dos TMA's e forjar a força e o crer do SITEMA. Este nasceu, cresceu e afirmou-se com independência, linha de atuação que, juntamente com a democracia sindical, constituem a imagem de marca deste sindicato. Em 1983, seis anos após a sua fundação, filia-se na ITF, na UGT e na AEI. A partir desse momento o SITEMA intervém nos processos negociais nas empresas de transporte aéreo nacionais, TAP, PGA, OGMA, AVINCIS, AEROMEC, SATA AÇORES & SATA INTERNACIONAL, EuroAtlantic, defendendo os interesses dos seus associados e as boas práticas de organização e segurança no sector.
Em 1993, depois de intensa colaboração e intervenção do SITEMA, é aprovado o Regulamento de Certificação Técnica de Operadores de Transporte Aéreo e definidas as condições de certificação individual dos TMA's. É um momento marcante para a profissão e para o Sindicato. O ano de 1994 é marcado pela assinatura do AE TAP/SITEMA, que consagra a carreira de TMA e, na prática, constitui o instrumento de viabilização da Direcção-Geral de Manutenção e Engenharia - DGME, da TAP, atual ME (Manutenção e Engenharia).
Se em 2001 o desafio que se colocava na TAP era o da institucionalização do regime das anuidades, em 2005, o SITEMA alcança uma das suas mais significativas vitórias, ao conseguir acordar a redução do tempo de progressão na carreira de 24 para 12 anos.
Desde 2006 o SITEMA está também na OGMA, com um crescimento acentuado e a procurar ganhar espaço numa empresa que tendo TMA's, não é de Transporte Aéreo e apresenta problemas específicos, fruto da passagem do sector público para o privado.
Até aos dias de hoje, o SITEMA continua a ter cada vez mais presença em todas as empresas do sector que têm nos seus quadros, Técnicos de Manutenção de Aeronaves, estando atualmente próximo do milhar de associados.